A importância da Inteligência emocional para o corretor de seguros - AXA Brasil Website

corretor

A importância da Inteligência emocional para o corretor de seguros

Mesmo com todas as tecnologias e inovações, a inteligência emocional é crucial para o corretor de seguros, uma vez que sua atividade principal é a interação humana.

Desenvolver a Inteligência Emocional pode trazer mais assertividade e leveza para o seu dia a dia.

Dois homens uma mulher conversando, enquanto ela segura um notebook e sorri

Mas o que é Inteligência Emocional?

 
Inteligência emocional é entender e administrar suas próprias emoções e usá-las a seu favor. Segundo a psicóloga da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Thais Oliveira, quanto mais conhecemos as nossas próprias emoções, menos afetados pela emoção do outro nós seremos.

Segundo Thais, a Inteligência Emocional pode ser dividida em 5 pilares:

  1. Autorresponsabilidade: entender o que acontece na sua vida e, a partir daí, tomar suas decisões. Exemplo: ao invés de buscar culpados de uma determinada situação, entender o que você pode fazer para que ela não aconteça novamente. É assumir o controle sobre sua vida!
  2.  

  3. Percepção das suas emoções: reconhecer e perceber suas emoções, o que leva e diminui a impulsividade. Preste mais atenção em suas emoções e nos comportamentos gerados por elas, quando, por exemplo, estiver em conflito com um colega de trabalho, com seu gestor ou com seus colaboradores, desenvolvendo a consciência de que tais emoções existem e procurando analisar como esses comportamentos afetam você e também quem está a sua volta.
  4.  

  5. Gerenciamento das emoções: a partir do momento que você consegue identificar as emoções, o próximo passo é gerenciá-las. E, ao contrário do que muitos pensam, isso não tem nada a ver com suprimir os sentimentos. Na verdade, o ideal é manter o equilíbrio destes, sabendo dosá-los de maneira correta e controlada, tornando-os proporcionais às circunstâncias que surgem no dia a dia profissional.
  6.  

  7. Foco: ter um objetivo para determinado projeto ou sonho. Por exemplo: se você está focado em bater sua meta de vendas, a tendência é que as ações das outras pessoas não o afetará tanto e será mais fácil lidar com certas situações.}
  8.  

  9. Ação: ter atitudes, mas sempre pensando e usando a inteligência para agir. É importante racionalizar e aprender como superar situações de tristeza, por exemplo. Sabendo como agir, se torna mais fácil enfrentar situações adversas.

 

Entre alguns benefícios da Inteligência Emocional para o corretor de seguros estão reduzir o nível de ansiedade e estresse, eliminar ou reduzir conflitos, aumentar a produtividade e melhorar a autoestima e a confiança.
 

Dicas de como colocar a Inteligência Emocional em prática

 
Abaixo você encontra alguns exemplos de situações cotidianas em uma corretora de seguros e como aplicar os conceitos da Inteligência Emocional:
 

Em situações de estresse

Faça uma pausa, levante-se e ande um pouco. Isso vai ajudá-lo a ter uma nova perspectiva sobre o que está acontecendo. Se a situação envolver um cliente, colega de trabalho ou gestor, tente fazer uma releitura dos fatos para não agir de maneira impulsiva ou rude.
 

Peça e dê feedback

Conversar sobre como seus colegas de trabalho, subordinados ou chefia podem ajudar você a melhorar seu desempenho e também dar feedback para eles é importante para manter a sinergia da equipe e evitar que as críticas saiam no momento errado e de uma maneira que não seja construtiva.
 

Não se culpe pelos erros, aprenda com eles

O fracasso é um fantasma que assombra muita gente, mas quando encaramos os erros como oportunidades de aprendizado, mantemos a automotivação para continuar buscando os resultados, ao invés de sucumbir ao medo de errar.
 

Aprendizado constante

A inteligência emocional pode ser treinada, portanto trabalhe todos os dias para desenvolver essa habilidade e note como você vai evoluindo diante de situações que, no passado, você agiria de outra forma.

Compartilhe

Seja um Corretor AXA