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A importância da Inteligência emocional para o corretor de seguros
Mesmo com todas as tecnologias e inovações, a inteligência emocional é crucial para o corretor de seguros, uma vez que sua atividade principal é a interação humana.
Desenvolver a Inteligência Emocional pode trazer mais assertividade e leveza para o seu dia a dia.
Mas o que é Inteligência Emocional?
Inteligência emocional é entender e administrar suas próprias emoções e usá-las a seu favor. Segundo a psicóloga da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Thais Oliveira, quanto mais conhecemos as nossas próprias emoções, menos afetados pela emoção do outro nós seremos.
Segundo Thais, a Inteligência Emocional pode ser dividida em 5 pilares:
- Autorresponsabilidade: entender o que acontece na sua vida e, a partir daí, tomar suas decisões. Exemplo: ao invés de buscar culpados de uma determinada situação, entender o que você pode fazer para que ela não aconteça novamente. É assumir o controle sobre sua vida!
- Percepção das suas emoções: reconhecer e perceber suas emoções, o que leva e diminui a impulsividade. Preste mais atenção em suas emoções e nos comportamentos gerados por elas, quando, por exemplo, estiver em conflito com um colega de trabalho, com seu gestor ou com seus colaboradores, desenvolvendo a consciência de que tais emoções existem e procurando analisar como esses comportamentos afetam você e também quem está a sua volta.
- Gerenciamento das emoções: a partir do momento que você consegue identificar as emoções, o próximo passo é gerenciá-las. E, ao contrário do que muitos pensam, isso não tem nada a ver com suprimir os sentimentos. Na verdade, o ideal é manter o equilíbrio destes, sabendo dosá-los de maneira correta e controlada, tornando-os proporcionais às circunstâncias que surgem no dia a dia profissional.
- Foco: ter um objetivo para determinado projeto ou sonho. Por exemplo: se você está focado em bater sua meta de vendas, a tendência é que as ações das outras pessoas não o afetará tanto e será mais fácil lidar com certas situações.}
- Ação: ter atitudes, mas sempre pensando e usando a inteligência para agir. É importante racionalizar e aprender como superar situações de tristeza, por exemplo. Sabendo como agir, se torna mais fácil enfrentar situações adversas.
Entre alguns benefícios da Inteligência Emocional para o corretor de seguros estão reduzir o nível de ansiedade e estresse, eliminar ou reduzir conflitos, aumentar a produtividade e melhorar a autoestima e a confiança.
Dicas de como colocar a Inteligência Emocional em prática
Abaixo você encontra alguns exemplos de situações cotidianas em uma corretora de seguros e como aplicar os conceitos da Inteligência Emocional:
Em situações de estresse
Faça uma pausa, levante-se e ande um pouco. Isso vai ajudá-lo a ter uma nova perspectiva sobre o que está acontecendo. Se a situação envolver um cliente, colega de trabalho ou gestor, tente fazer uma releitura dos fatos para não agir de maneira impulsiva ou rude.
Peça e dê feedback
Conversar sobre como seus colegas de trabalho, subordinados ou chefia podem ajudar você a melhorar seu desempenho e também dar feedback para eles é importante para manter a sinergia da equipe e evitar que as críticas saiam no momento errado e de uma maneira que não seja construtiva.
Não se culpe pelos erros, aprenda com eles
O fracasso é um fantasma que assombra muita gente, mas quando encaramos os erros como oportunidades de aprendizado, mantemos a automotivação para continuar buscando os resultados, ao invés de sucumbir ao medo de errar.
Aprendizado constante
A inteligência emocional pode ser treinada, portanto trabalhe todos os dias para desenvolver essa habilidade e note como você vai evoluindo diante de situações que, no passado, você agiria de outra forma.