Como ser corretor de seguros? - AXA Brasil Website

corretor

Como ser corretor de seguros?

Se você chegou em 2021 buscando novas oportunidades, se tornar um corretor de seguros pode ser uma ótima opção.

Como ser corretor de seguros?

Mesmo sendo impactado pela pandemia e também pela baixa taxa de juros – que afeta a rentabilidade do setor – o mercado segurador manteve sua linha ascendente no ano passado, com um crescimento de 1,3% frente a uma retração do PIB de 4,1%, segundo o presidente do CNseg, Alexandre Camillo. E o setor tem boas perspectivas para esse ano.

Então, se você tem perfil empreendedor, gosta de trabalhar com pessoas e busca flexibilidade, veja como ser um corretor de seguros em apenas 5 passos:

1. Os requisitos

As únicas exigências para se tornar um corretor de seguros é ser maior de 18 anos e possuir o ensino médio completo.

2. Certificado da ENS

Se você cumpre os requisitos acima, o próximo passo é fazer um dos  cursos oferecidos pela Escola de Negócios e Seguros, única instituição reconhecida pela formação de corretores. Neste link, você encontra todas as informações sobre os cursos disponíveis, que podem ser feitos pela internet.

  1. Cadastro na SUSEP

    Com o certificado na mão, você precisa se cadastrar na SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, que é a agência reguladora do mercado de seguros no Brasil. O cadastro é gratuito e pode ser feito pela internet, acessando o site https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/ e seguindo as instruções desse documento.


4. Corretor PJ ou PF?

Com o cadastro na SUSEP, você já está habilitado para trabalhar, porém é importante definir se você vai atuar como pessoa física ou jurídica, abrindo uma empresa.

Como pessoa física, você deverá se cadastrar na prefeitura de sua cidade para emitir um Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)sobre o qual incidirá os seguintes impostos:

27,5% de IR (imposto de renda) para corretores que ganham acima de R$ 4.664,68 mensais

2% de ISS (imposto sobre serviço, cuja alíquota varia de acordo com o município);

Taxas sindicais

INSS

Nessa modalidade, as seguradoras precisam reter 11% de INSS sobre valor da comissão e ainda recolher 20% dos valores pagos dentro do mês ao governo. Somando tudo isso, um corretor de seguros pessoa física paga quase 40% de impostos.

Já como pessoa jurídica, o corretor deverá abrir uma microempresa (ME) – individual ou com sócios – que ficará sob o regime do Simples Nacional, que unifica o pagamento de todos os impostos em uma única guia.

Esses impostos são:

6% para profissionais que ganham até R$ 15 mil mensais e 8,21% para profissionais com renda acima disso;

1 a 2% de ISS (imposto sobre serviço, cuja alíquota varia de acordo com o município);

4% de CPP (Contribuição Patronal Previdenciária)

Nesse caso, o INSS é opcional e as seguradoras não precisam recolher nada sobre as comissões pagas aos corretores. A carga tributária nesse modelo soma aproximadamente 12% sobre o valor total das comissões recebidas.

Além de uma carga tributária menor,  como PJ, você pode se cadastrar para trabalhar com a gente! Converse com um contador para entender melhor como funciona o processo de abertura de uma empresa.⠀

  1. Cadastre-se com a gente

    O último passo para se tornar corretor é fazer o cadastro com a gente. Para isso, acesse este link e venha experimentar o nosso jeito de trabalhar. Você vai encontrar uma estrutura dedicada para dar os primeiros passos na carreira, com capacitação, materiais comerciais e acompanhamento de um executivo, entre outras vantagens – tudo para te apoiar a cada passo do caminho.

Compartilhe

Seja um Corretor AXA